Instagram retira botão de acesso principal do IGTV da plataforma por falta de uso


Já faz um ano e meio que o Instagram anunciou ao mundo o IGTV, sua forma de concorrer diretamente com o YouTube, e até o momento as coisas até que vem funcionando bem para a seção. Independente do conteúdo, público e marcas abraçaram até certo nível a opção como forma de promover dentro da rede social vídeos maiores e mais complexos, bem como os idealizadores da aba planejavam.


Não deixa de ser esquisito, então, que em meio aos resultados positivos a companhia tenha decidido remover o ícone do IGTV da home inicial do aplicativo, eliminando em teoria a forma mais rápida do usuário em acessar a seção. A questão, porém, é que este “acesso fácil” na real nem era tão importante assim no fim das contas, porque de acordo com representantes do próprio Instagram a ferramenta foi descontinuada por motivos de… falta de uso.


“A maioria das pessoas vem encontrando conteúdo do IGTV a partir dos previews do feed, do canal do IGTV na aba de exploração, em perfil de creators e no aplicativo solo. São poucas as que clicam no ícone do IGTV no topo e no lado direito da página inicial do Instagram.” escreve um representante da companhia ao TechCrunch sobre a decisão; “Nós sempre miramos uma interface o mais simples possível para o Instagram, então nós removemos o botão com base no aprendizado e feedback que recebemos de nossa própria comunidade.”.


A decisão é mais uma tomada em direção à popularização real da ferramenta dentro e fora do Instagram, conforme o app solo do IGTV não exatamente vem sendo o sucesso de downloads que o rival TikTok por exemplo foi em 2019. Na semana passada, a companhia já havia anunciado uma interface mais simples e muito mais parecida com a de vídeos do Instagram para publicação de vídeos na plataforma.


Via: B9

Deixe seu e-mail e receba novidades sobre Marketing Digital.